fbpx

Com a ADS Tigre, São José do Rio Preto terá novo interceptor de esgoto que beneficiará cerca de 300 mil moradores.

O SeMAE– Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto, de São José do Rio Preto (SP), tem investido cada vez mais em saneamento e se dedicado a um dos maiores investimentos do município: o novo interceptor de esgoto, localizado às margens do Rio Preto. O objetivo da obra era atender uma área de aproximadamente 17 hectares, o que beneficiaria inicialmente cerca de 150 mil moradores da região. Além disso, era preciso correr contra o tempo para que o prazo de execução da instalação do coletor de esgoto fosse finalizado antes que afetasse o tráfego de uma grande avenida e também os pontos de drenagem já existentes.

Para que isso fosse possível, a solução ideal foi escolher os resistentes tubos corrugados de PEAD SaniPro® da ADS Tigre, desenvolvidos especialmente para esgotos e drenagem pluvial. Assim, com uma simples mudança de material e um pequeno aumento de diâmetro foram solucionados os desafios que a obra exigia, dobrando a quantidade de beneficiados. Isso significa que, para uma extensão de aproximadamente 2km de tubulação, foram utilizados tubos de 1500mm ao invés de 1200mm do projeto inicial, pois foi verificado que dessa forma, era possível aumentar significativamente o número de moradores impactados por esse projeto, passando de 150 mil para 300 mil moradores com acesso ao saneamento.

Esse resultado só foi possível graças aos tubos corrugados em PEAD da ADS Tigre que, diferente de outros produtos e materiais, possibilitam atender vazão alta com diâmetros menores. Além disso, segundo o SeMAE, inicialmente foi identificada a necessidade de retirar algumas árvores devido à obra, mas como os tubos corrugados de PEAD da ADS Tigre permitem certa curvatura, em alguns trechos foi possível preservar os aspectos ambientais do terreno, oferecendo benefícios não apenas para a obra mas também para o meio ambiente.

O case foi tão bem-sucedido que foi matéria nos principais sites de notícia do país. Clique aqui para ler. Em entrevista ao Portal G1, o superintendente Nicanor Batista conta “É uma obra que promove segurança ambiental do Rio Preto, uma vez que o atual interceptor se encontra subdimensionado. Desse modo, a obra garante o crescimento da bacia para os próximos 50 anos”.

A matéria destaca também o depoimento de Orlando Bolçone, vice-prefeito da cidade de São José do Rio Preto que destaca “Sinto-me honrado em, representando o prefeito Edinho Araújo, assinar a ordem de serviço para a instalação do novo interceptor. Rio Preto é vanguarda no setor de saneamento básico e esta obra tornará a prestação de serviço ainda melhor”, disse.

Dentre os inúmeros benefícios que a linha SaniPro® oferece, destacam-se:

  • Agilidade, leveza e facilidade: Com pontos de tráfego precisando ser interrompidos, a agilidade foi um fator fundamental para que essa obra pudesse ser executada o quanto antes, por isso, contamos com esse benefício dos produtos ADS Tigre que colabora com a redução do tempo de execução em até um terço do prazo convencional, assim como seu material que é leve e durável e pode ser estocado próximo ao local de aplicação reduzindo tempo e custo de transporte e evitando acidentes.

  • A Conexão Ponta e Bolsa com duplo anel de vedação garante mais estanqueidade e segurança para a obra sem a necessidade de rejunte. Isso porque sua bolsa alargada com ponta cônica facilita a instalação, dispensando maquinários pesados ao mesmo tempo em que protege contra danos ao meio ambiente e à obra, como infiltrações, afundamento na pavimentação da superfície e muito mais. Além disso, ganha vantagem com um rendimento de até 18 metros de instalação diários em comparação aos 4 metros de outros métodos convencionais.

  • A baixa rugosidade possibilita que a instalação dos tubos PEAD seja mais rasa, o que facilita o desvio de redes de drenagem já existentes e colaboram para uma instalação ainda mais segura. Sem contar a resistência que o SaniPro® apresenta, podendo ser utilizados até mesmo em meios mais agressivos com PHs variáveis e garantindo uma vida útil de pelo menos 75 anos.

E quando o assunto é segurança ambiental e operacional, a ADS Tigre sabe como é solucionar os desafios para garantir a integridade e qualidade do solo na região. Por isso, na instalação é utilizado um método de reaterro e compactação adequada do solo. O diâmetro dos tubos corrugados em PEAD, quando comparados aos de concreto, impactam positivamente e diretamente na largura das aberturas de valas, reduzindo a quantidade de materiais escavados, movimentação do solo e horas de trabalho e maquinários pesados. “As obras rendem muito mais e conseguimos avançar bastante com poucas horas de trabalho. Com outro material instalávamos no máximo 4 metros de tubos por dia, e hoje com os tubos corrugados em PEAD instalamos 18 metros. É muita diferença”, conta Pedro Corrêa, engenheiro responsável pela obra. Já para o mestre de obras Marcio Benedito Guidoti, trabalhar com os tubos corrugados da ADS Tigre é muito prático “O melhor tubo que já trabalhei de todas as obras que passei”, conta.

Resultados expressivos e satisfatórios são sempre alcançados quando o sistema SaniPro® da ADS Tigre é utilizado.

Construa um futuro melhor com ADS Tigre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ADS Tigre, todos os direitos reservados
Criado e Hospedado por Hostnet Internet

11.069.316/0001-56
TUBOS ADS TIGRE DO BRASIL LIMITADA

Rolar para cima