fbpx

A importância da Declaração Ambiental de Produto (DAP) para empresas comprometidas com o meio ambiente

Quem tem compromisso de verdade com o planeta, sabe que a transparência é fundamental para o melhor planejamento, execução e avaliação de estratégias para a construção de um futuro sustentável.

A Declaração Ambiental de Produto, conhecida como DAP, desempenha o papel de fornecer de maneira clara e objetiva, as especificações dos produtos que cumprem com excelência o propósito de reduzir os impactos causados ao meio ambiente. Seguindo metodologias e critérios importantes, a DAP apresenta com transparência e assertividade as relações entre produtos e meio ambiente, levando em consideração índices criteriosos, como a origem dos materiais, o consumo de energia para produção, as emissões de gases, e tudo que é relevante na análise de impactos para o planeta. Porque é conhecendo as particularidades das tecnologias disponíveis que encontramos soluções para as dificuldades que precisam ser superadas.

A informação guia a tomada de decisões, e entender as implicações de optar por determinados produtos pode transformar a maneira como organizações demonstram seu comprometimento com a sustentabilidade.

É por isso que a ADS Tigre se empenha em desenvolver linhas de produtos que ajudem a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, conforme estabelecido pelo ODS 09 da ONU, sobre Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Os tubos corrugados em PEAD da linha DrenPro®, que recebem a declaração DAP, por exemplo, foram submetidos a uma avaliação criteriosa sobre seus impactos ambientais em todas as etapas de seu ciclo de vida, do início ao fim, e comparados com os tubos de concreto utilizados em construções de infraestrutura urbana para drenar águas pluviais. Diferentes e variados pontos foram cuidadosamente analisados, como, por exemplo, reciclagem, aterro sanitário, incineração, vida útil, variação nas distâncias de instalação dos tubos, entre outros. De acordo com essa avaliação, foi possível identificar pontos e fazer novas e interessantes descobertas:

  • Enquanto tubos de concreto consomem uma quantidade significativa de energia e liberam grandes quantidades de dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global, os tubos corrugados em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), como o DrenPro®, causam menos impactos ambientais, por serem facilmente recicláveis e terem em sua composição propriedades favoráveis e maior durabilidade.

  • E por falar em durabilidade, os tubos corrugados em PEAD DrenPro® da ADS Tigre possuem uma longa vida útil de aproximadamente 75 anos, sendo consideravelmente mais duradouro e resistente do que os tubos convencionais, que possuem vida útil limitada de apenas 50 anos.

  • Com baixa carga ambiental, os tubos corrugados em PEAD DrenPro® possuem em sua composição resina reciclada, representando 95% do material. Isso significa que essa é uma opção muito mais sustentável, pois contribui também para a redução de resíduos e aproveitamento de materiais reciclados. Já nos tubos de concreto, apenas o aço pode ser recuperado, ou seja, quando são descartados, há menor aproveitamento dos materiais utilizados em sua fabricação.

Essa é uma das inúmeras tecnologias desenvolvidas pela ADS Tigre para construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação, assim como estipulado pelo ODS 12, que engloba consumo e produção responsáveis.

Cada escolha consciente se torna um passo em direção a um mundo melhor. E estamos de mãos dadas com essa causa. Porque se o planeta pede, a ADS Tigre faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ADSTigre, todos os direitos reservados
Criado e Hospedado por Hostnet Internet

11.069.316/0001-56
TUBOS ADSTIGRE DO BRASIL LIMITADA

Rolar para cima
× WhatsApp de Vendas Available from 07:30 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday