fbpx

Principais métodos de montagem dos tubos PEAD ADS Tigre

Para que a tubulação ADS Tigre alcance sua produtividade máxima, é imprescindível seguir corretamente os passos de instalação e realizar a montagem das peças de acordo com as especificações da fabricante.

Os tubos corrugados de parede dupla ADS Tigre trazem vantagens significativas para a obra. Seja em projetos de drenagem pluvial ou esgotamento sanitário, as características químicas e mecânicas dos tubos ADS Tigre garantem estanqueidade do sistema, alta resistência à abrasão e carga externa, além de maior eficiência hidráulica quando comparadas com outras tecnologias presentes no mercado.

Porém, para que o produto alcance a produtividade máxima, é imprescindível seguir corretamente os passos de instalação e realizar a montagem das peças de acordo com as especificações da fabricante.

Graças ao design exclusivo baseado em um sistema de juntas formado por bolsa alargada e ponta cônica, o encaixe das peças torna-se muito fácil e rápido de executar. São diferentes métodos de montagem, que variam de acordo com o diâmetro da tubulação utilizada na obra. Confira os principais métodos a serem adotados em cada situação:

Método de Instalação de Alavanca e Barra de Ferro

Para tubos de até 450 mm (18”), o método mais indicado é o uso de alavanca ou barra de ferro. Para isso, coloca-se um tampão de instalação ADS TIGRE ou elemento feito in situ dentro da bolsa para evitar que seja danificada. Em seguida, coloca-se um bloco de madeira verticalmente contra o tampão e, com uma barra de ferro ou alavanca, empurra-se o bloco de madeira, de forma a empurrar o tubo até que a inserção se realize de maneira adequada.

image

Método de Instalação com Catraca de Aperto

Outra forma de fazer a união dos tubos desde 450 mm (18”) é utilizando o sistema de catraca de aperto. Coloque de encontro a ponta e a bolsa dos tubos a serem conectados e abrace ambos os tubos com cordas, faixas de náilon ou cinta com uma “orelha” na altura de cada corrugado da tubulação. Coloque uma catraca de aperto em cada lado da tubulação, ancorando-a a cada “orelha” já instalada, e comece a exercer força com elas de forma paralela até conseguir o encaixe adequado da conexão.

image 1

Método de Instalação com Escavadeira

Para a instalação de tubulações a partir de 600 mm (24”), o uso de retroescavadeira é o mais indicado. Devido ao peso superior, substitui-se a barra de ferro pela pá da escavadeira. O processo é igual ao anterior, porém, o bloco de madeira deve ser empurrado pela pá da escavadeira até que a ponta da tubulação seja inserida adequadamente dentro da bolsa.

image 2

Método de Instalação com Escavadeira e Cinta

Outra forma de instalação para tubos a partir de 600 mm é o uso de uma cinta de náilon ou corda amarrada à pá da escavadeira. O operador do equipamento deve jogar cuidadosamente a cinta em direção à bolsa onde será inserido o tubo até que a ponta seja inserida adequadamente dentro da bolsa.

image 3

Encaixe Adequado

Para conseguir o encaixe adequado entre as tubulações e garantir a integridade da junta utilizando qualquer um dos métodos, deve-se cuidar para que a ponta seja inserida totalmente dentro da bolsa. A borda da bolsa deve coincidir com uma marca (palavra ASSENTADO ou linha) presente em uma das corrugas próximas à extremidade da ponta dos tubos. Em caso de dúvidas, consulte um Engenheiro de Aplicação ADS Tigre ou o Manual de Bolso para Instalação de Tubos Corrugados ADS Tigre.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top