Avenida considerada uma das principais de Fortaleza será revitalizada.
Os tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) da ADS Tigre foram escolhidos pela Prefeitura de Fortaleza para a implantação da nova rede de drenagem da avenida Aguanambi. A obra faz parte do projeto de requalificação do corredor BR 116/Aguanambi, em um trecho que se estende da avenida Domingos Olímpio até o viaduto da avenida Borges de Melo.
Para a construção da rede de drenagem, serão utilizados 2.442 metros de tubos da linha DrenPro® HD, de dimensões 600, 750 e 1.050 milímetros. Além de um tempo de vida útil superior a 50 anos, os tubos de PEAD ADS Tigre possuem interior liso, que garante maior eficiência hidráulica, e exterior corrugado, que aumenta a força estrutural do tubo.
Segundo o engenheiro da Prefeitura de Fortaleza, Francisco Assis Bezerra, as qualidades do PEAD tornam o uso dessa solução muito mais vantajoso que o do concreto. Por isso, os engenheiros têm aderido ao PEAD nas obras de infraestrutura da cidade. “Foi preciso uma mudança cultural, mas, hoje, o PEAD já é o material mais utilizado. Além de ser mais leve que o concreto, é mais rápido de instalar, não exige rejuntamento e é mais durável”, explica.
Para Assis, o uso do concreto para obras de drenagem e saneamento é “aquele barato que custa caro”. “A instalação é muito mais demorada e os gastos com manutenção e recuperação do pavimento, muito superiores. Já o PEAD é o caro que custa barato”, brinca ele.
Revitalização melhora mobilidade urbana de Fortaleza
Considerado um dos principais acessos da cidade, a avenida Aguanambi recebe cerca de 58 mil veículos por dia e 34 linhas de ônibus. Para melhorar a mobilidade urbana, o projeto comtempla a construção de três faixas para veículos e uma exclusiva para ônibus, que será localizada à esquerda, junto ao canteiro central, onde também serão instaladas as novas estações do BRT (ônibus articulado). À direita, serão implantadas ciclovias junto às calçadas, que receberão projeto paisagístico com plantio de árvores e arbustos, sombreando todo o passeio. Além dessas intervenções, o projeto inclui a construção de calçadas drenantes, conhecidas como “calçada verde”, para a captação da água da chuva.