Em apenas 12 horas, a obra de reconstrução da rede de drenagem foi finalizada e a ferrovia pôde ser liberada para o tráfego de cargas.
A ADS Tigre foi contratada, no início de maio, para uma obra emergencial de reconstrução de parte da rede de drenagem da malha ferroviária Paulista, no contorno de Araraquara, no Estado de São Paulo. A ferrovia é uma das principais vias de transporte de grãos e combustíveis da região.
Segundo a Rumo, administradora da ferrovia, a intensa chuva provocou o rompimento dos bueiros de concreto que faziam o escoamento da água por baixo da linha férrea, construída entre as décadas de 1960 e 1970. Com isso, a ferrovia precisou ser parcialmente fechada para o tráfego de vagões.
“A paralisação, mesmo parcial, da ferrovia gera um grande impacto financeiro. Escolhemos utilizar os tubos de PEAD da ADS Tigre para o conserto da rede por ser um material de alta resistência estrutural e rápida instalação”, explicou o engenheiro da Rumo, Ederson Costa.
Conforme o engenheiro, foram necessárias 12 horas para a reconstrução da rede de drenagem e a liberação da estrada de ferro. Os antigos tubos de concreto foram substituídos pelos tubos da linha DrenPro® Infra da ADS Tigre com 1.500 milímetros de diâmetro. Esse material oferece excelente performance estrutural e alta durabilidade, além de otimizar o tempo de instalação, baixar os custos da obra e aumentar a segurança. A resistência do polietileno suporta fluxos abrasivos, corrosão e ataque químico e protege contra correntes de fuga. A tecnologia utilizada nos Tubos ADS Tigre é homologada por diversos organismos internacionais, entre eles a AREMA – American Railway Engineering and Maintenance of Way Association.