fbpx

Cuidados na instalação dos tubos de PEAD ADS Tigre

Para que o produto alcance sua produtividade máxima, é imprescindível seguir corretamente as orientações da fabricante.

A escolha de tubos corrugados de polietileno de alta densidade ADS Tigre para aplicação em sistemas de drenagem e saneamento traz vantagens significativas para a obra. Essas vantagens se devem ao fato de os tubos serem mais leves, em relação às tecnologias convencionais (veja quadro de pesos abaixo), e possuírem design exclusivo, baseado em um sistema de juntas formado por bolsa alargada e ponta cônica.

Esse desenho, além de garantir total estanqueidade do sistema, facilita a conexão das peças, reduzindo em até 50% o tempo da obra e o custo com máquinas e equipamentos.

Porém, para garantir o total desempenho da tubulação, é fundamental realizar a instalação de forma apropriada. Antes de iniciar a montagem das peças, confira alguns cuidados que devem ser observados, começando pelo descarregamento dos tubos até a colocação na vala:

1 A tubulação está desenhada para ser facilmente descarregada a mão (diâmetros até 450 mm) ou com equipamento (600 mm até 1500 mm) fazendo uso de bandas de náilon de 50 mm ou 76 mm ou de cintas de plástico. O uso de qualquer material metálico como correntes ou cabos de aço NÃO é recomendado, pois pode danificar as tubulações.

2 Para garantir que os tubos ADS TIGRE não sofram nenhum dano, armazene-os próximo da obra e em terreno plano. Para empilhá-los, bloqueie a área a dois metros de cada extremo em ambos os lados para evitar deslizamentos. As pilhas deverão ser em forma de pirâmide, evitando empilhar a tubulação a mais de 1,80 m de altura.

3 – A largura da vala onde será instalada a tubulação pode variar de acordo com a qualidade do solo local, os materiais de preenchimento, os níveis de compactação e as cargas. A vala sempre deve ser suficientemente larga para permitir uma adequada colocação e compactação do preenchimento ao redor do tubo, de acordo as especificações do projeto.

4 A presença de lençol freático é um obstáculo para a adequada colocação e compactação do material de suporte e do preenchimento. Para isso, pode ser necessária a utilização de bombas, ponteiras, drenos ou uma vala de desvio para secar o solo.

5 – Ao colocar a tubulação na vala, limpe completamente as extremidades da ponta e da bolsa, certificando-se de que estejam livres de lama, areia ou outras partículas estranhas. Remova o invólucro protetor do anel de vedação de borracha e, utilizando um pano ou brocha, aplique lubrificante tanto na bolsa como no anel de vedação de borracha localizados na ponta do tubo.

6 O encaixe do sistema ponta/bolsa dever ser realizado sempre inserindo a ponta dentro da boca, não sendo adequado instalações da bolsa para a ponta. Outro ponto importante a ser considerado é que o sentido das bolsas devem estar posicionados em sentido contrário ao fluxo do líquido (água ou esgoto).

Pronto! Com os tubos posicionados, é hora de fazer o encaixe das peças. O método mais indicado para a montagem vai depender do diâmetro da tubulação. Veja aqui os vários tipos de montagem e consulte as instruções do Manual de Bolso para Instalação de Tubos Corrugados ADS Tigre.  

Para mais informações, assista ao vídeo de instalação em nosso canal no YouTube.  

Tabela de pesos

Diâmetro NominalPeso (Kg/6 m)Método recomendado para manuseio da tubulação
100 mm4 kgManual
150 mm8 kgManual
200 mm14 kgManual
250 mm21 kgManual
300 mm29 kgManual
375 mm41 kgManual
450 mm59 kgManual
600 mm98 kgEquipamento
750 mm144 kgEquipamento
900 mm176 kgEquipamento
1050 mm217 kgEquipamento
1200 mm305 kgEquipamento
1500 mm405 kgEquipamento

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top