Um novo e maior sistema de escoamento de água pôs fim aos alagamentos em períodos de chuvas intensas
Cuiabá (MT) – Os constantes alagamentos no entorno do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos períodos chuvosos agora são coisa do passado. No início deste ano, foi concluída a obra de drenagem da avenida Fernando Corrêa da Costa e Jardim das Américas, executada com tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD) ADS Tigre.
O projeto contratado e executado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) exigiu a instalação 1.500 metros de tubos em PEAD ADS Tigre. A obra começou em setembro de 2017 com a desobstrução de estruturas e a ampliação das tubulações de drenagem na região do viaduto.
O desafio era acabar com as ocorrências de alagamentos na avenida Fernando Corrêa da Costa, uma via estrutural do sistema viário da capital do Mato Grosso. A avenida atravessa uma região de alta densidade demográfica e de intenso fluxo de veículos que dá acesso à universidade e a shoppings e supermercados.
“Tínhamos um grande desafio a ser vencido ali”, disse o engenheiro responsável pela execução da obra, Maurício Antônio Gilioli. A ineficiência dos dispositivos de drenagem existentes até então gerava outros transtornos em “efeito cascata”, como congestionamentos e danos ao patrimônio da população.
Fim dos alagamentos
Para dar uma rápida resposta à reivindicação do executivo municipal quanto à solução para o problema com economia e eficiência, a Secid buscou a tecnologia ADS Tigre, que atendia também às especificações do processo de licitação. “A alta resistência mecânica e química, bem como a resistência a abrasão e corrosão, influenciaram na escolha dos tubos em PEAD ADS Tigre”, disse Gilioli.
Contaram pontos, também, outras vantagens além do desempenho técnico, como a facilidade e a praticidade de assentamento, a velocidade de execução e a durabilidade do material.
Como o tubo de polietileno é leve e fácil de usar, a instalação é, no mínimo, duas vezes mais rápida que a do tubo de concreto, exigindo menos mão de obra e horas de maquinário. A durabilidade foi outro fator preponderante: a vida útil dos tubos corrugados em PEAD ADS Tigre é de 75 anos.
Além de atender às principais normas internacionais de qualidade, os tubos em PEAD se enquadram também à normativa NBR ISO 21138-3 (sistemas de tubulações plásticas para drenagem e esgoto subterrâneo não pressurizado e sistemas de tubos com paredes estruturadas de polietileno – PE). “Foi uma obra prioritária do governo do Estado. Após o término, aconteceram diversos eventos chuvosos com alta intensidade pluviométrica, e não foram registrados alagamentos. A execução está funcionando perfeitamente, atendeu à expectativa do cliente e de toda a população”, garante Gilioli.