Tubos em PEAD SaniPro substituíram antigo sistema que rompeu após período de chuvas.
A ADS Tigre foi contratada pela Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) para realizar uma obra emergencial de reconstrução da rede de esgoto na cidade de Fortaleza, no Ceará. Cerca de 100 metros da antiga tubulação localizada na Avenida Leste-Oeste, na faixa litorânea, romperam com o aumento do fluxo de esgoto, após um período de chuva intensa na região.
As obras de recuperação foram realizadas entre fevereiro e junho deste ano. Conforme o engenheiro da Cagece, Petrônio Heleno, 40% do esgoto de Fortaleza passa pelo local. Devido à grande vazão do sistema e à urgência na conclusão dos trabalhos, a companhia optou pela instalação dos tubos ADS Tigre SaniPro DN 1500mm.
Entre as características dessa solução está sua elevada resistência à corrosão, maior eficiência hidráulica e total hermeticidade, garantida pelo duplo anel de vedação e pelo design exclusivo, com bolsa alargada e ponta em forma de tronco de cone. Nesse tubo, a área de vedação da bolsa é reforçada com duas bandas cerâmicas de 50mm, o que aumenta a integridade das juntas e o controle da tolerância.
Outra vantagem dos tubos em PEAD é alta resistência. Sua vida útil esperada, segundo testes já realizados nos Estados Unidos, é de 75 anos, ante 30 anos de vida útil dos outros materiais do mercado.
Segundo o gerente de produto e aplicação da ADS Tigre, Eduardo Reis, as obras de recuperação da rede de esgoto em Fortaleza foram dificultadas pelo terreno arenoso, que tornou indispensável o uso de escoramento para contenção do solo. Com isso, o trabalho de preparação das valas para acomodar os tubos foi um pouco mais lento que o habitual para esse tipo de instalação. “Porém, por serem leves, os tubos em PEAD possuem produtividade superior à dos tubos rígidos de concreto, oferecendo maior agilidade de movimentação, transporte e instalação, além de maior segurança. Assim, a lentidão imposta pelo terreno na preparação da vala foi compensada pela facilidade de manuseio e pela rapidez de instalação”, explica.