O projeto de saneamento proposto pela Embasa prevê a coleta do esgoto sanitário e o descarregamento na futura estação de tratamento, evitando o despejo dos dejetos in natura no rio Jaguaribe, manancial que percorre a região da futura avenida.
De acordo com a equipe de engenheiros da Embasa, o traçado da rede de esgoto projetada segue paralelo ao percurso do córrego, o que trouxe vários desafios durante a execução.
Um deles é o terreno sedimentar e pantanoso. “A escolha dos tubos em PEAD da ADS Tigre conferiu maior agilidade e produtividade à obra e melhor nível de segurança do trabalho, porque dispensamos grandes escavações em terrenos com essas características”, explicou.
“Também conseguimos menor custo de instalação ao utilizar menos horas de mão de obra e equipamentos, além, é claro, de menor impacto social.” Outro ganho significativo foi o cumprimento do cronograma de execução.
“Graças à praticidade da instalação dos tubos em PEAD SaniPro®, a equipe conseguiu recuperar os prazos da obra, retomando trechos que estavam inacabados, e ainda avançar mais, aproveitando o período de estiagem da região.”