Projeto fez um estudo comparativo entre os tubos ADS Tigre e tubos de concreto.
Um projeto realizado pela empresa KF2 Engenharia e Consultoria, de São Paulo, comprovou as vantagens do uso de tubos corrugados de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) da ADS Tigre na implantação de uma rede de drenagem pluvial. A análise traçou um comparativo técnico-econômico do material com os tubos de concreto, solução tradicionalmente utilizada no Brasil.
Para realizar a pesquisa, os engenheiros projetaram uma rede de drenagem pluvial na rua Joaquim Odorico Teixeira, no Jardim São Luiz, zona Sul de São Paulo. A escolha do local levou em consideração o histórico de alagamentos da região e a possibilidade de as duas soluções (PEAD x concreto) desempenharem eficiência técnica de forma justa.
Maior rapidez e economia do PEAD
Segundo a pesquisa, assinada pelo engenheiro Fausto Batista, na grande maioria dos quesitos observados, o uso de tubos de PEAD da ADS Tigre apresentou vantagem em relação ao uso do concreto.
“A solução da ADS Tigre apresenta condições hidráulicas que garantem otimizações nas redes, bem como diversas facilidades de execução, por ser mais leve e de fácil transporte, ter possibilidade de assentamento em valas de menor largura, menores recobrimentos etc.”, diz o relatório.
Em relação ao custo da obra, por exemplo, o orçamento do projeto com tubos de PEAD foi 5,92% menor do que com concreto. Já em quesitos técnicos, a rugosidade do tubo de PEAD mostrou maior eficiência hidráulica, permitindo, em alguns casos, a diminuição do diâmetro a ser utilizado, em comparação aos tubos de concreto.
Facilidade de transporte e agilidade de assentamento também foram apontadas como fatores positivos, contribuindo para uma execução rápida, evitando os transtornos inerentes a uma obra no sistema viário.
Como a tubulação ADS Tigre pode ser assentada com menores recobrimentos, proporciona maior economia na movimentação de solo (escavação, carga, transporte ao bota-fora, reaterro) e na utilização do maquinário envolvido. Como resultado, a escavação mecânica exige 135 viagens e 6 caminhões a menos que o concreto para remoção de materiais e resíduos.
Programa de redução de alagamentos
O estudo da KF2 Engenharia é parte integrante do “Programa de Redução de Alagamentos – PRA 2 – Lote 3”, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras do município de São Paulo. O plano tem por objetivo minimizar alagamentos em diversos pontos críticos da cidade devido, sobretudo, à ausência de redes de galerias de águas pluviais e à insuficiência dos sistemas existentes.
Para ter acesso ao relatório completo da pesquisa, acesse o link.